quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Conto Tradicional - Exercício Escrito


"O Rei Que Quis Subir Ao Céu"



Depois de serem enforcados, o rei e o ministro, percorreram um logo caminho até encontrar o céu, passaram por muitos sítios maravilhosos, mas quando chegaram ao céu, mal sabiam o que lhes esperava. O rei foi o primeiro a ser ouvido pelo chefe do céu. Quando o chefe do céu o começou a interrogar, ele não sabia responder a nada porque era muito dependente do ministro. Então, o chefe do céu disse-lhe que por ser tão ignorante e tão dependente, se tinha dado mal e tinha morrido. O rei ficou muio envergonhado. Então o chefe do céu disse-lhe que lhe tinha arranjado um lugar no céu, mas disse-lhe que na próxima vida dele teria de ser independente. O rei ficou muito contente e prometeu que iria ser difrente. Já o ministro não teve a mesma sorte. Quando chegou a vez dele, o chefe do céu começou a interrogá-lo, e ele lá com as suas peripécias tentava-o enganar. Mas, o chefe não era como o ministro e não se deixou cair. Então disse ao ministro: - Não penses que sou como o rei ignorante e estúpido, que fazia sempre o que tu querias. Por causa da tua maldade e frieza, vais para o inferno, pode ser que lá arrependas dos erros que cometeste. O ministro, muito sozinho lá teve que ir para o inferno e prometeu a si mesmo que na próxima vida ia ser um homem totalmente difrente. E assim, acabou este conto com um final feliz, porque afinal quem era mau era o ministro e não o rei.


Andreia Caridade Nº6 8ºG

O Rei que quis subir ao Céu


O ministro foi castigado pela vida corrupta que levava, porque ele pedia dinheiro para calar os "manifestos", mas, em vez disso, ficava com esse dinheiro e mentia ao rei.
O ministro e o rei foram ter às portas do céu, mas os dois não sabiam que estavam mortos. Eles, então, encontraram S. Pedro. E, o rei, perguntou a S. Pedro se podia ver o céu. S. Pedro respondeu-lhe que sim. O ministro, que estava atrás do rei, ouviu a conversa e acompanhou o rei. Disse,então, S.Pedro:
- Alto! Quem vai atrás de si, rei? O rei respondeu-lhe que era o ministro.
- Ministro, chegue aqui! Eu sei o que você fez! Daqui vejo tudo o que acontece na Terra - disse S. Pedro muito chateado.
- Mas eu até me portei bem - disse o ministro cheio de medo.
- Tu rei, podes ir para o céu - disse S.Pedro. O rei lá foi, estava triste, porque tinha deixado o seu reino, mas ao mesmo tempo sentia-se contente por ir para ao céu.
- Agora tu! - disse o S.Pedro e continuou muito zangado:
- Cometeste muitos pecados. Foste corrupto e mentiroso, por isso vais para o Inferno. É o que tu mereces! Mas...S.Pedro, eu estou muito arrependido por ter feito o que fiz...Desculpe! - disse o ministro.
- Agora é que tu dizes isso?! Não me importam as tuas desculpas. Tu vais para o Inferno - disse S. Pedro.
E, lá foi o ministro para o Inferno, triste e arrependido.


Lisete Martins
Nº17 - 8ºG


Sem comentários: