terça-feira, 3 de março de 2009

Sophia de Mello Breyner Anderson



Biografia

Sophia de Mello Breyner, foi uma grande poetisa e escritora...sendo ainda agora uma marca para a literatura portuguesa.
Nasceu a 6 de Novembro no Porto, (cidade onde o avô embarcara e de onde nunca mais partira), de origem dinamarquesa pelo lado paterno, foi criada sob uma doutrina tradicional portuguesa; já com três anos, sem saber ler nem escrever, ensinada pelo avô já citava Camões e Antero e aprendera a "Nau Catrineta" de cor.
Frequentou o Colégio do Sagrado Coração de Maria, no Porto, até aos 17 anos.
Primeiro como aluna semi-interna, depois externa. Durante esse período teve professores marcantes, como a D.Carolina (de Português) e, apesar da pouca estima por disciplinas como Matemática e Química, nunca chumbou.
Aos 12 anos escreveu os primeiros poemas tendo entre os 16 e os 23, uma fase excepcionalmente fértil na sua produção poética.
Em 1936, inscreveu-se em Filosofia Clássica, na Faculdade de Letras de Lisboa, porém nunca chegou a acabar a licenciatura. Sendo sempre uma jovem irreverente que luta a favor dos seus ideais, veio a tornar-se uma das figuras mais representativas da atitude política liberal que apoiava o movimento monárquico, denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Ficou célebre a sua Cantata da Paz "Vemos, Ouvimos e Lemos. Não podemos ignorar!"
Em 1944, oficializa a sua carreira publicando o seu primeiro livro: "Poesia", em Coimbra (publicação paga pelo pai), inicinado uma grande carreira de obras de grande valor literário, marca na literatura e poesia portuguesa, chegando a muitos outros países, continentes!
Três anos depois, regressa ao Porto e em 1946, casa-se com Francisco Sousa Tavares e foi mãe de cinco filhos: uma professora universitária de Letras, um advogado e jornalista de renome (Miguel Sousa Tavares), um pintor e ceramisa e amis uma filha que é terapeuta ocupacional e herdou o nome da mãe. Foram os filhos que a motivaram a escrever contos infantis e dos quais também obteve grande sucesso....
Foi vencedora de vários prémios, sendo memso a primeira mulher a ganhar o "Prémio de Camões", em 1999, entre muitos outros.
Faleceu a 2 de Julho de 2004, em Lisboa; foi um assunto marcante para muitos para além dos familiares, mas nunca foi esquecida e o seu estilo próprio e profunda de escrita ficará para sempre na história da literatura.
Sara Giesteira
Nº25 8ºG

Sem comentários: