sábado, 15 de novembro de 2008

A Entrevista

Fotógrafo - Uma profissão em decadência

Elisa Araújo, a nossa entrevistada, é profissional em fotografia, trabalha no concelho de Vila Verde na freguesia da Loureira e vai contar-nos um pouco da sua carreira como fotógrafa.


Gosta da sua profissão?

EA: Sim, gosto.


O seu sonho sempre foi ser fotógrafa?

EA: Não. A fotografia surgiu inesperadamente.


Como começou o seu interesse pela fotografia?

EA: O meu interesse pela fotografia começou pelos meus 16 anos e por necessidade, comecei a trabalhar conciliando o trabalho com os estudos. Trabalhei num laboratório fotográfico onde exercia várias funções: balcão, fotografia e tratamento de imagem.


Há quanto tempo é fotógrafa?

EA: Sou fotógrafa há 8 anos.


O que gosta mais de fotografar?

EA: Gosto mais de fotografar baptizados (bebés).


Que conselhos daria a outras(os) fotógrafas(os)?

EA: Acho que os profissionais da nossa área deviam trabalhar num ambiente de união e de respeito mútuo para com os colegas.


Como é que a sua família encara o seu trabalho?

EA: O meu marido acompanha-me em quase todos os trabalhos. Ele interessa-se muito por esta área, por isso não é muito difícil conciliar o trabalho com a família. Neste momento, o meu marido e eu estamos a fazer formação na minha área.


O seu trabalho tem-se limitado a nível interno, ou já pensou projectá-lo no estrangeiro?

EA: O meu trabalho tem-se limitado a nível interior, mas para o próximo ano já tenho trabalhos agendados em França.


Trabalha sozinha no ramo da fotografia ou em colaboração com outra pessoa? Em qual destas modalidades o trabalho é mais rentável?

EA: Não, tenho uma equipa em que todos também são fotógrafos credenciados, sempre que tenho mais do que um serviço para o mesmo dia recorro a outros fotógrafos e vice-versa. O trabalho em equipa é mais rentável, duas visões têm sempre mais validade do que uma só, isto no meu ponto de vista.


Tem sítio próprio para realizar os seus trabalhos? Deve este local obedecer a alguma característica especial?

EA: Sim, e deve ter alguns requesitos: Os meus clientes têm um espaço de convívio, onde apresento os meus serviços.


Aconselharia a alguém esta profissão? Porquê?

AE: Sim, aconselho, apesar de ser uma profissão ultimamente pouco valorizada, desde que surgiu o digital os fotógrafos estão em decadência.


Já considerou alguma vez a hipótese de trabalhar para uma revista? Que propostas já recebeu?

AE: Não, um trabalho em revista não é propriamente a minha área, mas já recusei alguns convites.


O material de fotografia é muito caro? Quanto aproximadamente?

AE: Sim, mas os preços dependem muito do trabalho para que estamos habilitados.


De todas as marcas de materiais de fotografia, que conhece, qual acha que é melhor?

AE: Em relação ao material para fotografar sem dúvida Canon, que por excelência é o mais caro. Para vídeo, Sony, apesar da Panasonic ter bons materiais. Em relação à impressão, a marca que está em primeiro lugar é a Fujifilm, tanto em frontier, como em papel.


E chegamos ao fim da nossa entrevista com Elisa Araújo. Resta-nos agradecer-lhe o seu contributo e desejar-lhe que continue a ter sucesso na área da Fotografia.


Trabalho elaborado por:

Adriano Mesquita nº 3

Diana Gomes nº 10

João Carlos nº 13

Lisete Alexandra nº 17

Mariana Oliveira nº 21

Sónia Raquel nº27

8º G



Sem comentários: